Tipos de Clareamento DentalO clareamento dental pode ser feito no dentista, como também em casa.

No consultório, quando o clareamento é realizado pelo dentista, normalmente, usa-se o peróxido de hidrogênio, em concentrações de mais ou menos 15% a 35%, tanto no clareamento a laser, como no comum, quando o dentista coloca um protetor de borracha para proteger a gengiva, aplica o gel nos dentes, espera por um tempo, e enxágua a boca do paciente, que já percebe uma boa diferença logo na 1ª sessão. 

Para quem prefere fazer o tratamento em casa, indica-se o uso de moldeiras.

Clareamento Dental Caseiro com Moldeiras

Primeiramente, é necessário ir ao dentista para ele verificar através de exames, se será possível obter dentes mais brancos com essa técnica, pois o resultado pode variar dependendo do problema. Após concluir que o paciente pode dar continuidade ao tratamento, é realizada uma moldagem das arcadas dentárias, para a confecção das placas de clareamento, as moldeiras. Após ficarem prontas, o dentista orienta como deve proceder o tratamento, entrega as placas e o kit clareador.

Como clarear os dentes em casa?

Colocar um pouco do gel clareador, à base de peróxido de carbamida, na moldeira, levar à boca e deixar agir por mais ou menos 6 horas diárias. Ou seja, é como se fosse um aparelho. Você terá que encaixar as placas e deixá-las agir durante um determinado tempo. Em média, o tratamento dura em torno de 2 a 6 semanas. Mas mesmo em casa, é importante ter o acompanhamento do dentista. Portanto, marque algumas visitas ao consultório.

Geralmente, a escolha pelo tratamento caseiro, geralmente ocorre por ser mais barato. Porém, o tratamento feito no consultório é mais rápido e prático. Mas é possível também combinar os dois tipos. Fazer uma ou duas sessões no consultório, para motivar o paciente e continuar o tratamento em casa, com o uso das moldeiras.

Clareadores OTC (over the counter)

Os clareadores “over the counter”, se referem àqueles que são encontrados em prateleiras de farmácia, supermercado etc. Ou seja, são vendidos sem prescrição médica.

Veja os principais clareadores OTC:

 Creme dental clareador

Muitos se perguntam se o creme dental clareador é realmente eficaz e o que podemos afirmar é que como clareador principal não faz tanta diferença, ou seja, não é possível para quem dentes amarelados comprar o produto, usar e ver uma grande mudança. Porém, ele tira manchas superficiais, se for usado de forma contínua e também é uma boa opção para manter por mais tempo os dentes clareados por outros métodos.

Fitas de Clareamento Dental

As fitas de clareamento possuem peróxido de hidrogênio, além de uma cola que as fixa sobre os dentes. Para obter um resultado satisfatório, é necessário colá-las sobre os dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas. As fitas não entram em contato com a gengiva, portanto, são mínimas as chances de acontecer alguma inflamação.

Gel e Pincel Clareador

Hoje, já é possível encontrar no mercado um gel à base de peróxido de carbamida, que pode ser adquirido sem prescrição médica. Alguns vêm com um pincel, mas caso não venha, providencie um e, com ele, aplique o gel sobre os dentes, com cuidado para não atingir a gengiva nem ingerir o produto. Aplique duas vezes ao dia, durante duas semanas.

Bicardonato de Sódio: Não!

O bicarbonato de sódio tem ação branqueadora, porém, por abrasão, podendo causar desgaste, problemas no esmalte do dente e com o uso prolongado descalcifica e mancha os dentes. Mas, existem tratamentos que utilizam a profilaxia com jato de bicarbonato, entretanto, quando a substância é tratada e manuseada por um profissional, os riscos diminuem. Portanto, não faça nada sem a recomendação do dentista.

Restauração e Clareamento Dental

Caso tenha que fazer além do clareamento, alguma restauração, opte sempre por fazer o clareamento primeiro, pois os agentes clareadores podem prejudicar a colagem das restaurações. Além disso, outra vantagem de fazer o clareamento antes é a estabilização da cor do dente, para que a restauração fique com a cor ainda mais parecida com a dos outros dentes.